Ciências Animais – Mestrado e Doutorado

Linhas de pesquisa do PPGCA, que passarão a ser três, sendo as seguintes:

 

I.                       Produção e Reprodução Animal.

Esta linha tem como objetivo o desenvolvimento e uso de Recursos genéticos Animais no Brasil. Para atingir este objetivo, será necessário o desenvolvimento de tecnologias ligadas às áreas de conhecimento: melhoramento animal, biologia molecular, etologia e avaliação de produtos e subprodutos. Incluem-se entre os recursos genéticos animais a serem estudados, dois grupos: o primeiro composto pelas raças consideradas "locais" ou naturalizadas, enquanto que o segundo será constituído delas raças comerciais, que chegaram mais recentemente ao nosso continente. Os trabalhos referentes a este grupo terão como principal enfoque sua conservação (in situ e ex situ), sua caracterização (fenotípica, genética e biológica) e sua avaliação em sistemas de produção para o desenvolvimento sustentável do setor. As principais repercussões esperadas pelo Grupo são: 1. detalhamento das características únicas das raças "locais", buscando identificar aquelas que no futuro serão passiveis de transferência para raças comerciais mais produtivas; 2. adaptação de tecnologias, já desenvolvidas para a região e a implementação de novas tecnologias para a região; 3. desenvolvimento de sistemas de produção, que utilizem o conhecimento a ser gerado, adequados à criação de RGA no Brasil. Os trabalhos com a Biologia Molecular incluem busca de marcadores para paternidade, e relacionados a características de produção e adaptação de tecnologias de clonagem em animais naturalizados e comerciais.

Dentro desta linha serão realizadas investigações em fêmeas para a determinação da idade a puberdade, diagnóstico de prenhez, desenvolvimento fetal, manipulação do ciclo estral, e diagnóstico de afecções reprodutivas. Em machos, serão realizados estudos com vistas a influência das estações do ano e da nutrição na qualidade do sêmen e no desempenho reprodutivo. São tambem realizados estudos relacionados à biotecnologia da reprodução animal em diferentes espécies incluindo a conservação de células germinativas (sêmen e ovócitos), embriões e tecidos gonadais, maturação e fertilização in vitro de ovócitos e cultivo in vitro de embriões. Além disso, serão realizados estudos de técnicas para aplicação do sêmen na inseminação artificial. 

Objetiva também estudar temas relacionados a Produção Animal, como: estimar as exigências em energia, proteína, vitaminas e minerais dos animais. Determinação da qualidade de alimentos e da eficiência de utilização, assim como a avaliação dos principais aditivos utilizados na nutrição animal e seus efeitos sobre o desempenho de animais de interesse zootécnico.

II.                    Medicina Veterinária Preventiva, Patologia e Sanidade Animal.

Tem como objetivo avançar em pesquisas sobre sanidade de animais de produção, estudar e desenvolver medidas preventivas, diagnósticas, de avaliação econômica das doenças infecciosas e parasitárias dos animais de produção, bem como estudos que visem as características das patologias importantes para a produção e reprodução animal, a inspeção de produtos de origem animal e outras especialidades veterinárias, de forma a maximizar a proteção sanitária, a vigilância sanitária em  fronteiras para a proteção dos rebanhos e da sociedade brasileira.

III.                  Ciências Animais e Multidisciplinares.

Esta linha de pesquisa tem por objetivo caracterizar técnicas, 
desenvolver conhecimento e elaborar propostas visando a melhoria nos 
métodos de manejo nos rebanhos, as condições sanitárias, saúde animal, o controle de enfermidades e o bem-estar animal aplicado à cadeia produtiva. Também objetiva estudar as Ciências Animais de forma ampla, inclusive com o apoio de outras disciplinas e especialidades dentro e fora da Medicina Veterinária.