FAQ – Pós-Graduação FAV

 

Alunos Especiais

  • As inscrições de alunos especiais são recebidas conforme o Calendário Acadêmico da UnB. Os interessadosdeverão entrar em contato com os professores das disciplinas para pedir autorização para cursá-las antes do período de inscriçõespara agilizar o processo e essa autorizaçãodevesersubmetidajuntocomosdemaisdocumentos no ato da inscrição.

     

    Informações importantes:

    • O valor da taxa de inscrição é R$ 79,00 (setenta e nove reais) e o valor por crédito é R$ 113,00 (cento e treze reais), o valor total de uma disciplina de 4 créditos, por exemplo, seria de R$ 531,00. Favor realizar o pagamento apenas com a autorização do professor para cursar a disciplina;
    • Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o candidato deverá entrarnoseguinteendereçoeletrônicodoTesouroNacional http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-gru, e preencher com os seguintes dados:
    • Unidade Gestora (UG) 154040;
    • Gestão 15257;
    • Código de Recolhimento 28838-1;
    • NúmerodeReferência4379;
    • Competência: (MÊS DO PAGAMENTO) 
    • Vencimento :  ( DIA DO PAGAMENTO)
    • Preencher os campos obrigatórios com os dados do candidato e o valor da inscrição (ATENÇÃO: os dados para pagamento da GRU são atualizados pela secretaria de acordo com o semestre letivo);
    • Enviar a seguinte documentação para o e-mail:cThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.em formato PDF,EM UM ÚNICO DOCUMENTO

     

    1.Autorização do professor, contendo código e nome da disciplina que deseja cursar (não enviar demais documentos sem autorização do professor);
    2.RG (frente e verso);
    3.CPF;
    4.Título de Eleitor;
    5.Certificado de Quitação Eleitoral;
    6.Certificado de Reservista (para pessoas do sexo masculino);
    7.Diploma da Graduação (frente e verso);
    8.Histórico da Graduação;

    9.Currículo Lattes;
    10.GRUecomprovantedepagamento(taxadeinscriçãocréditos);
    11.Declaração de Cópia Autêntica.

    • Os candidatos deverão solicitar apenas as disciplinas que desejem e possam cursar.O aluno especial não tranca disciplina e sua desistência acarretará o ônus de reprovação por abandono(SR – Sem Rendimento – acima de 25% de faltas).

Aproveitamento de Créditos

  • Disciplinas cursadas na UnB;
  • Disciplinas cursadas em outras IES;
  • Pedido deve ser feito através de peticionamento eletrônico. Neste link, a SAA estabeleceu um passo-a-passo detalhado. Essa iniciativa tem como objetivo simplificar e agilizar as demandas dos alunos e usuários externos, aumentando sua satisfação com os serviços oferecidos, além de facilitar o atendimento das demandas para as unidades da UnB. (OBS ANEXAR AO PROCESSO CARTA DO ORIENTADOR)

Banca de Defesa de Tese/Dissertação

    • Marcar a Defesa: a marcação da banca de defesa deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para para defesa de dissertação/tese.
    • Resultado da defesa: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de defesa de dissertação/tese (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
    • Após a defesa: o SIGAA estabeleceu procedimentos pós-defesa a serem realizados pelo discente, orientador e secretaria/coordenação. As informações sobre esses passos estão no Guia de Procedimentos Gerais para Defesa de Dissertação/Tese e também no Fluxo de Atividades Pós Defesa_SIGAA (RESUMIDO).
    • Para informações mais detalhadas, os guias abaixo detalhem os procedimentos para a defesa de dissertação/tese
    • GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE (PASSO A PASSO)
    • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES
    • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DISCENTES
    • FLUXO DE ATIVIDADES PÓS DEFESA-SIGAA (RESUMIDO)

 

  • A partir de outubro de 2019, as bancas de defesa terão as atas/relatórios de defesa assinados eletronicamente. Alunos e membros da banca que sejam externos à UnB deverão fazer cadastro no SEI para assinar a ata de defesa conforme as seguintes instruções:

    a) acessar o portal SEI (http://www.portalsei.unb.br/);

    b) selecionar a opção <Usuário Externo e Aluno> para acessar a tela de cadastro  e localizar o campo <Acesso para Usuário Externo>, optando por <Clique aqui se você ainda não está cadastrado>;

    c) o sistema irá dar acesso a outra tela para cadastro de pessoas físicas com demandas em processos administrativos na instituição (<Clique aqui para continuar>);

    d) enviar o cadastro para autorização.

 

Credenciamentos para Orientação/Coorientação

  • Orientação Plena (Mestrado e/ou Doutorado):
    1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;
    2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPCA;
    3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.
  • Orientação Específica:
    1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;
    2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;
    3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.
  • Coorientação:
    1. Ler o Regimento e as Normas de Credenciamento;
    2. Se professor do quadro da UnB instruir o processo via SEI conforme as seguintes instruções; após juntar toda a documentação, encaminhar o processo para a unidade FAV/CPPGA;
    3. Se colaborador externo à UnB, preencher o formulário e enviar por e-mail à Secretaria devidamente assinado junto com a documentação listada no próprio formulário.

 

Emissão do Diploma

  • Mestrado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
  • Doutorado: após a defesa, deve-se comprovar a submissão de artigo a revista de Qualis mínimo B1, conforme o Regimento,, além do artigo já publicado necessário à Defesa, para obtenção do “nada consta” da Secretaria;
  • O diploma pode ser obtido em formato digital no Portal do Aluno.

Monitoria II

Prorrogação de Prazo de Defesa

  • Preencher o formulário de prorrogação e anexar todos os documentos nele listados, além da versão prévia da Tese ou Dissertação;
  • Anexar também qualquer documentação que seja mencionada ou utilizada na justificativa para a prorrogação;
  • Enviar toda a documentação por e-mail à Secretaria;
  • Para entrar com o pedido, é preciso ter concluídos todos os créditos e ter qualificado.

Qualificação

    • Marcar Qualificação: a marcação da qualificação deve ser realizada pelo orientador do aluno diretamente no SIGAA. O procedimento para essa solicitação deve ser realizado de acordo com o as orientações previstas no guia dos procedimentos para qualificação.
    • Entrega da Qualificação: o orientador do discente deve comunicar a secretaria sobre o resultado do exame de qualificação (aprovado/reprovado) e solicitar, via e-mail, a consolidação do resultado no histórico escolar do discente.
    • Para informações mais detalhadas, o orientador deve consultar o Guia de Procedimentos Gerais para Docentes.
    • GUIA DOS PROCEDIMENTOS PARA QUALIFCAÇÃO (PASSO A PASSO)
    • GUIA DE PROCEDIMENTOS GERAIS PARA DOCENTES

Retirada de Matrícula em Disciplina

  • Realize o pedido por e-mail à Secretaria; o prazo é até a data que completa 25% de cada semestre letivo.

Revisão de Menção

Trancamento de Matrícula em Disciplina

 

Documentos que deverão ser entregues após a Defesa

 

  •   TESE ou Dissertação em PDF ( NÃO PRECISA DE ASSINATURAS )
  •    Resumo em pdf
  •    Termo Ibict ( em formulários)
  •    Submissão para a revista

                                                                                                                      DÚVIDAS FREQUENTES

  • Como realizo a minha matrícula?

Realize a matrícula através do site MatriculaWeb. Para alunos ingressantes que não conseguem realizar a matrícula no período previsto no calendário em função da demora no recebimento do registro, a matrícula é realizada  junto à secretaria por meio de formulário próprio com a lista de disciplina e os dados do discente.

  • Como acontece o registro de novos alunos dos cursos de pós-graduação na UnB?

É um processo que tramita de forma coordenada entre o PPG, DPG e SAA e que é concluído quando retorna para a secretaria do programa. Só então, os/as novos/as discentes recebem um e-mail com o seu número de registro (matrícula). Entretanto, não há risco de discentes ingressantes ficarem sem efetuar matrícula em disciplinas em função da demora do processo. Nesse caso, há um período emergencial para a realização de matrículas fora do período estabelecido no calendário letivo do referido semestre.

  • Quero solicitar Declaração de Aluno Regular, Comprovante de Matrícula e Histórico.

Esses documentos são emitidos de maneira digital. Acesse o link: https://servicos.unb.br/documentodigital  (mesma matrícula e senha do MatrículaWeb)

  • Os alunos da pós graduação precisam fazer autocadastro no SIGAA? 

Não. Por enquanto, o SIGAA é só para cadastro de alunos e disciplinas da graduação. A pós-graduação não migrou para esse novo sistema. A pós-graduação continua usando o Matricula Web e o SIPPOS. Quando houver a migração da PG para o SIGAA, informações e procedimentos serão amplamente divulgados. Aluno especial de pós-graduação também continua usando o Matrícula Web e o SIPPOS.

  • Onde visualizo as disciplinas da Lista de Oferta da Pós?

As disciplinas da lista de ofertas de cada programa podem ser acessadas no Matrícula Web. Um documento com a Lista de Oferta também é disponibilizado na página do PPG em Ciências Animais a cada início de semestre.

  • Poderão ser incluídas novas disciplinas no período de ajuste da matrícula?

Sim, a oferta de disciplinas pode acontecer durante o período de ajuste, de acordo com a demanda dos docentes. A matrícula nessas disciplinas também poderá ser realizada em período de ajuste. Todas as informações em casos de excepcionalidades são enviadas por e-mail aos discentes. 

  •  Todas as disciplinas têm cômputo de créditos?

As disciplinas do PPGCA têm créditos computáveis no histórico escolar com exceção de um componente curricular denominado “Elaboração de trabalho final”, cuja função é garantir a matrícula ativa do/a discente após o término dos créditos obrigatórios. Após a primeira matrícula em “Elaboração de trabalho final”, o sistema repete automaticamente a matrícula nessa disciplina até a conclusão do curso. Essa situação é mais frequente no doutorado. Outras duas atividades que não geram créditos são o exame de qualificação e a defesa de dissertação ou tese, conforme estabelecido no regulamento do programa.

  •  Estou matriculada em uma disciplina, porém não tenho mais interesse em cursá-la. Posso solicitar a retirada?

Sim. Envie um e-mail para a sua secretaria com os seus dados e os dados da disciplina que deseja retirar. Isso precisa ser feito dentro do período definido no calendário acadêmico do semestre letivo. Após este período não é possível retirar disciplinas. Lembramos que cada secretaria é responsável pelo seu PPG. A Secretaria do PPGCA só tem acesso para retirada de disciplinas que são do PPGCA.

  •  A disciplina "Estágio de Docência" é uma disciplina da área de concentração com cômputo de créditos como as demais?

Sim. Entra na área de concentração do PPGCA como optativa para o mestrado, obrigatória para alunos do doutorado e bolsistas DS CAPES (mestrado/doutorado). Pode/deve ser cursada apenas uma vez e tem o cômputo de 02 (dois) crédito. Para se matricular em Estágio em Docência, solicite autorização do/a orientador/a, envie cópia da autorização por e-mail. Não esqueça de informar dados como nome completo, matrícula e curso.

  • Como faço para me matricular em disciplinas fora do PPGCA?

Realize a matrícula através do site MatriculaWeb. Caso não consiga, você deve realizar a matrícula por meio da secretaria do programa onde a disciplina está registrada, seguindo as normas daquele programa (alguns pedem envio de e-mail pelo/a orientador/a, outros de processo via SEI). Lembre-se de conversar e obter a anuência do seu/sua orientador/a antes da matrícula.

  • A página do discente no sistema web não mostra as disciplinas em que estou matriculada.

É possível que pedido ainda esteja sendo processado pela SAA em função da sobrecarga típica do período. Somente após a consolidação pela SAA, você poderá visualizar as suas disciplinas na área do aluno no MatriculaWeb e, consequentemente, no seu Histórico Escolar.